Animados pela frase bíblica "Nós anunciamos a Cristo crucificado" (1 Cor 1,23) missionários chegaram a General Carneiro para visitarem as famílias deste referido Município, no período de 05 a 13 de janeiro do corrente ano. O que para nós foi de extrema alegria! Quando digo, "para nós", é porque sinto em meu ser todo o bem feito àquele povo como feito à minha própria pessoa, à minha comunidade, isto é universalidade da Igreja, verdadeira Comunhão.
A Missão Jovem é um trabalho evangelizador que tem como meta a animação e o despertar da comunidade e daqueles que ainda não aderiram e não aceitaram o convite de Jesus Cristo: "Vem e segue-me". Para que isto aconteça, inúmeras pessoas se privam de suas famílias, seu tempo, seu descanso, seus gostos, e as próprias famílias locais abdicam de sua privacidade para acolherem uma nova cultura e um novo modo de ser. Tudo por amor a Jesus Cristo e a seus irmãos.
Aproximadamente 80 missionários realizaram este trabalho: 45 da Arquidiocese de Niterói-RJ, 03 da Diocese de Guiratinga-MT e 22 da Diocese de Barra do Garças-MT (padres, seminaristas, leigos e consagradas), inclusive, missionários locais de General Carneiro uniram suas forças para a realização da Missão Jovem sob a orientação do Administrador paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus da Lapa, o Pe. Alexandre Frazão Garcia, que é missionário da Arquidiocese de Niterói em Barra do Garças, desde início de 2007, que, junto com a comunidade paroquial não poupou esforços para que todas as famílias que estão sob o seu pastoreio recebessem a devida atenção e evangelização nesta missão.
Para facilitar a visitação, a paróquia foi organizada em 04 setores: Área Urbana (Bom Jesus e São José) e Área Rural (Bateia - Comunidade Dom Bosco e Assentamento Santa Rita de Cássia - subdividido em 5 setores). A realidade de General Carneiro difere muito da realidade do Município de Barra do Garças, visto estar à 65Km de distância da sede de nossa missão e ser uma cidade mais interiorana. Mas, o que aconteceu na Missão? Durante esta semana realizou-se visitas às famílias, aos indígenas da Aldeia Jeus de Nazaré, conversas, orações, bênçãos das casas, preenchimento de fichas, acolhidas, testemunhos, partilhas, celebrações diversificadas: Santas Missas, Lucernários, Celebrações Penitenciais, Adorações ao Santíssimo Sacramento, rezas do Terço, Confissões e Visitas dos padres aos enfermos, ações estas que, coloriram e fizeram desta semana um verdadeiro "Kairós" - Tempo de Graça - com um toque de alegria, fé e amorpara o povo general carneirense e para nossa própria Arquidiocese, uma vez que a essência da Igreja é ser missionária (Ad G, 2) - "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (cf.Mt 28,19).
Em todas as casas visitadas tivemos a oportunidade de experimentar a receptividade e a acolhida das famílias; famílias estas, que estão sedentas de Deus e que desejam vivenciar mais de perto o Amor de Jesus na alegria de ser católico e participar da única Igreja fundada por Jesus Cristo: "Tú és Pedro e sobre esta pedra, edificarei a Minha Igreja" (Mt 16,18).
Agradecemos a hospitalidade e imploramos a intercessão da Sempre Virgem Maria e as bênçãos de seu Filho, o Bom Jesus da Lapa, sobre as famílias de General Carneiro, sobre o Pe. Alexandre, sobre a Comunidade paroquial, sobre a Diocese de Guiratinga, particularmente, sobre Arquidiocese de Niterói, que começa a assumir o mandato de Jesus e enxergar que a Missão não é uma opção, mas "É uma obrigação que me foi imposta...Ai de mim se eu não evangelizar", como nos adverte São Paulo (1 Cor 9,16) e, por todos aqueles que colaboraram para que o nome de Jesus fosse anunciado nas 'terras-irmãs', com um carinho todo especial, a missionária Ana Cristina e aos seminaristas William e Marcelo. Desejo ardentemente que Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier, padroeiros das Missões nos ensinem a exalar sempre o bom odor de Cristo, a alegria de ser católico e colocarmo-nos a serviço daqueles que mais precisam.
E viva a Missão!
Gisele Cristina de Souza Ferreira
Leiga Consagrada à Igreja Particular e
Missionária na Diocese de Barra do Garças desde 2002
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir